Um movimento começa a criar forma cujo objetivo é separar a Vila da Glória de São Francisco do Sul e o distrito voltar a ser parte de Itapoá.

A alegação do moradores é que existe a dificuldade de São Francisco do Sul realizar as manutenções. Muitas vezes cedendo funcionários a Joinville para realizar os serviços necessários.

Dia 10/06/2019 haverá reunião na Câmara de Vereadores de Itapoá, junto com representantes do Distrito do Saí para falar sobre transferir a Vila da Gloria para Itapoá.

Entenda um pouco da história da Vila da Glória, as alegações e os anseios da população.

Conforme Lei Provincial nº 302 de 05/04/1850 foi criado o Segundo Distrito do Saí, denominada Península do Sahy. Correspondia o Segundo Distrito do Sahy atual, parte do Cubatão, Garuva e Itapoá.

Em 22/10/1921, foi criado o 3º Distrito do Palmital, desmembrado do Segundo Distrito do Sahy, as partes que abrangia Garuva e Itapoá, atualmente.

Em 20/12/1963, conforme Lei Estadual nº 953/63 foi criado o município de Garuva, com a área total do 3º Distrito do Palmital.

A sede de Garuva passou a ser o 1º distrito e Itapoá o 2º distrito, conforme a Lei municipal nº 08 de 01/03/1966 e 28/09/1968.

Em 26/04/1989, conforme Lei Estadual nº 7586 foi criado o município de Itapoá. Foram realizados 2 (dois) plebiscito antes.

Em 06/04/1992, conforme Lei Estadual nº 8563, a parte do Cubatão que pertencia ao Segundo Distrito do Saí – São Francisco do Sul foi anexado a Joinville, aproximadamente 45 km².

A área total do Segundo Distrito do Sahy é de aproximadamente 116 km², destes, aproximadamente 13 km² de área da União.

JUSTIFICATIVA
Considerando que se justificou a emancipação de Garuva, pois os moradores tinham dificuldades para alcançar os equipamentos públicos, via terrestre, passando por Joinville para alcançar São Francisco do Sul. Também a dificuldade de São Francisco do Sul com a manutenção do local devido a distância.

Considerando que se justificou a emancipação de Itapoá, pois os moradores tinham dificuldades para alcançar os equipamentos públicos, via terrestre, (anteriormente quando pertencia a São Francisco do Sul, via terrestre ou via Mar passando por Garuva, Joinville para alcançar São Francisco do Sul. Depois quando passou a Distrito de Garuva, a dificuldade via terrestre para chegar a Garuva. Também a dificuldade da manutenção do local pelos municípios de São Francisco do Sul e Garuva.

Considerando que se justificou a anexação de parte do Cubatão a Joinville, devido os moradores terem que passar por toda Joinville e chegar a São Francisco do Sul para atingir os equipamentos públicos. Também a dificuldade de São Francisco do Sul realizar as manutenções necessárias. Muitas vezes cedendo funcionários a Joinville para realizar os serviços necessários.

Considerando que nós do Segundo Distrito do Saí, como todos os moradores dos municípios acima, incluindo a parte do Cubatão, que em pleno século 21 continuamos sentir na pele este descaso de todos os governos, com estradas precárias, ou para ir para Itapoá pala tão falada Costa do Encanto, ou para Itapoá/Garuva pala Estrada do Saí, e ou para Garuva pelo Palmital. Ainda pelos Ferry Boats, Gibraltar/ Vigorelli, Estaleiro/São Chico ou mesmo com a Lancha, todas não atendendo os horários necessário, bem como praticando preços absurdos. Muitas vezes os usuários deixando de fazer os seus afazeres pois muitas vezes não podemos atravessar devido a serração etc.

Considerando que as administrações nunca se interessaram pelo Segundo Distrito do Saí, no atendimento público.

Considerando que muitas vezes não somos atendidos nos equipamentos público e outros na ilha, só gerando despesas.

Considerando que temos uma população estimada a 5000 mil moradores.

Considerando que Dia a Dia estamos perdendo qualidade de vida, pois os governantes governam com as costas virado para o continente.

Considerando que estamos cercados por um lado pela Baia Babitonga e por outro lado pela Mata Atlântica. FAIXA DE GAZA.

Por tudo isto e muito mais estamos nos desligando da Tutela do Município de São francisco do Sul para nos anexar a Itapoá.

ENTÃO CHEGOU A HORA DA INDEPENDÊNCIA DE SÃO FRANCISCO DO SUL E VOLTAR A FAZER PARTE DE ITAPOÁ.

Somos samgue do mesmo sangue. o 3º Distrito de Palmital, junto com Cubatão, viraram nossos filhos, Garuva nosso neto e Itapoá nosso Bisneto, agora nós poderemos ser filho do nosso próprio bisneto.

Por tudo isto solicitamos ao povo de Itapoá que nos aceitem como parte deste município.

Fonte: Vila Conectada

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Itapoá