O Porto Itapoá tornou-se uma referência em operações com lanchas de luxo. O Terminal é reconhecido há tempos pela sua expertise no segmento, mas, desde 2021, consolidou sua posição como um dos principais players deste mercado no Brasil. Desde janeiro de 2021 até o momento, foram 32 operações com movimentação de lanchas.

Deste total, 20 foram do tipo OOG (Out of Gauge) – que excede ao tamanho convencional dos contêineres – e 12 do tipo Break Bulk – quando demanda um tipo diferente de acondicionamento. O diretor de desenvolvimento de negócios e experiência do cliente do Porto Itapoá, Roberto Pandolfo, afirma que o Terminal se preparou para essa demanda. “Tratam-se de operações que demandam equipamentos e mão de obra especializados e, por esse motivo, decidimos criar uma estrutura específica e dedicada para essa finalidade”, explica.




Com o constante desenvolvimento desta área, a demanda vem crescendo, segundo Pandolfo. “Hoje temos uma agenda de operações bastante expressiva e constante o que, naturalmente, nos estimula a continuar evoluindo, no sentido aumentar ainda mais a nossa capacidade”, diz. Ao todo, foram 46 lanchas movimentadas nesse período.

O mercado náutico vem de uma sequência histórica animadora: cresceu 10,3% em 2021, comparado a 2020, e 20% no ano anterior, segundo dados Associação Brasileira de Construtores de Barcos e Implementos (Acobar). “O maior vetor deste movimento é a exportação, responsável por mais de 90% das operações”, explica Pandolfo.

Os principais destinos desde 2021 foram Port Lauderdale, nos EUA, Sidney, na Austrália, Valência, na Espanha, e Londres, na Inglaterra. No entanto, destinos brasileiros também são comuns. Foi o caso de uma lancha de cerca de 50 toneladas – a maior já feita pelo Terminal – embarcada em julho de 2022, com destino a Manaus.

11 anos e ótimos indicadores

O Porto Itapoá completou 11 anos em junho de 2022 com indicadores e números a serem celebrados. Apesar de bastante jovem, já figura, desde 2015, entre os cinco maiores portos do Brasil, sendo uma referência na movimentação de contêineres. Ao longo de sua história, mais de 5 mil navios atracaram no Terminal, movimentando cerca de 4 milhões de contêineres e 6,5 milhões de TEUs (Twenty-foot equivalent unit).

Ainda em 2022, foi considerado, pelo 4° ano consecutivo, o porto mais bem recomendado pelos clientes em todo o Brasil, segundo ranking do Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC).

Para materializar esse crescimento, em 2021 a empresa captou no mercado, através de debêntures incentivadas, R$ 750 milhões. Este capital vai ser usado para financiar a ampliação do pátio dos atuais 250 mil metros quadrados para 455 mil metros quadrados em sua fase final. Com isso, o Porto Itapoá vai elevar sua capacidade de movimentação de 1,2 milhão de TEUs para 2 milhões de TEUs ao ano.

A capacidade operacional do Terminal pode ser ainda bastante potencializada com a chegada de novas empresas do segmento logístico na chamada retroárea.

O cenário futuro do Porto Itapoá tem se desenhado com otimismo. A obra para ampliação e retificação do canal de acesso, na entrada da Baía da Babitonga, já tem licença prévia emitida pelo IBAMA. Isto permitirá que navios maiores, de até 360m, aportem na região. O acesso rodoviário também passa por este processo: todas as rodovias já têm projetos executivos em andamento para suas duplicações. Uma ferrovia também já é estudada por autoridades.

Assessoria do Porto Itapoá

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