Ao completar 14 anos nesta segunda-feira, 16 de junho de 2025, o Porto Itapoá celebra um marco histórico: a movimentação de 10 milhões de TEUs (unidades equivalentes a um contêiner de 20 pés) desde o início das operações, em 2011. O feito consolida o terminal como um dos mais eficientes e estratégicos para o comércio exterior brasileiro. “Este é um momento de grande orgulho para toda a nossa equipe e parceiros”, destaca Ricardo Arten, CEO do Porto Itapoá.
A trajetória do terminal é marcada por crescimento constante e por ser um catalisador de desenvolvimento econômico e social para o município e toda a região. Em 2014, apenas três anos após sua abertura, atingiu a marca de 1 milhão de TEUs. Em 2016, dobrou esse volume, chegando a 2 milhões, e, no ano seguinte, ultrapassou 3 milhões. “Cada conquista reflete o resultado de muito trabalho e investimentos contínuos em infraestrutura e tecnologia”, complementa Arten.
Crescimento mais de três vezes superior à média nacional
Em recente anúncio da ANTAQ, divulgado sobre o primeiro quadrimestre de 2025, o Porto Itapoá foi o 2º maior movimentador de contêineres do Brasil, com mais de 269 mil unidades registradas — um aumento de 23% em relação ao mesmo período de 2024, superando em mais de três vezes a média nacional de crescimento (6%). O terminal mantém a liderança absoluta na Região Sul do país. Em todo o ano de 2024, foram movimentados 660.742 contêineres, consolidando a liderança em Santa Catarina e o terceiro lugar no ranking nacional.
Investimentos na expansão para atender a demanda crescente
Atualmente, o terminal está executando a Fase IV de sua expansão, com investimentos de R$ 500 milhões. O projeto inclui a ampliação de 120 mil m² de pátio, que estarão disponíveis até 2026, a incorporação de um novo portêiner (o oitavo do terminal) e a aquisição de 12 RTGs híbridos com operação remota — tecnologia pioneira na América do Sul.
A modernização também prevê a chegada de nove novos terminal tractors (TTs), reforçando a maior frota elétrica do Brasil, com 20 veículos movidos por energia 100% renovável, além da adição de um terceiro scanner de última geração e a ampliação do cais em 400 metros, permitindo a atracação simultânea de três navios de grande porte.
PPP inédita para financiar obra de ampliação do canal de acesso
Outro avanço importante é a inédita Parceria Público-Privada com o Porto de São Francisco do Sul, viabilizando a dragagem do canal de acesso à Baía da Babitonga. O projeto, com investimento estimado em R$ 300 milhões, permitirá a operação de navios de até 366 metros de comprimento e capacidade para 16 mil TEUs — os primeiros do Brasil a operar com carga máxima nesse porte. Os sedimentos da dragagem serão usados para a recuperação das praias de Itapoá, ampliando a faixa de areia e promovendo proteção costeira, turismo e sustentabilidade ambiental.
“A modernização do canal impulsionará ainda mais os portos da Babitonga, que já registram recordes de movimentação. Isso representa geração de empregos, mais eficiência logística e um impacto positivo para toda a economia nacional”, finaliza Arten.
A expectativa é que as obras de dragagem tenham início ainda em 2025 e sejam concluídas em 2026. Com isso, o Porto Itapoá reforça seu compromisso com o desenvolvimento regional e com sua visão: ser o maior e mais eficiente terminal portuário de contêineres da América do Sul.
Fonte: Assessoria Porto Itapoá.