Conjunto Bamerindus no ano de 1982.   

Itapoá é um nome de origem indígena que significa: ITA – PEDRA , POÁ – PONTA.

Itapoá na língua Tupi-guarani significa Arpão Curto e largo, utilizado pelos índios e caboclos (dicionário Tupi-Português de Luiz Caldas Tibiriça).

Esta pedra está localizada em frente ao Camping no Balneário de Itapoá à 300 metros da praia e faz um curioso surgimento seguindo o encanto das marés; quando alta fica submersa, quando baixa, fica à vista para contemplação.

Os índios Carijós foram os primeiros habitantes destas terras e admiravam esse acontecimento sempre a espera do ressurgimento da pedra. A marca de sua existência ficou registrada através dos Sambaquis encontrados por todo o Município.

Sambaquis são acúmulos de conchas, restos de cozinha e esqueletos, depositados por tribos selvagens que habitavam o litoral na pré-história.

Itapoá pertencia ao Município de São Francisco do Sul até 28 de setembro de 1.968, quando foi elevado à categoria de Distrito do Município de Garuva pela Lei nº 08/66, de 01 de março de 1966, pelo então Prefeito Dórico Paese e finalmente transformou-se  em Município na data de 26 de abril de 1989, pela Lei Estadual nº 7.586.

O acesso à Itapoá era feito pela Estrada da Serrinha aberta em 1957 pela Companhia SIAP-Sociedade Imobiliária e Pastoril Ltda, cujos associados eram: Ari Alcântara Paese, Armando Colombo, Dórico Paese, Ernesto Paese, Geraldo Guinter, Mariano Guinter, Irineu Azevedo Cruz, José Colombo, Pedro H. Hermes, Waldemar Serafim e Werner da Silva. O Engenheiro responsável era o Dr. Eni Alves Neves e o mestre de obras era Luis Brandalise.

Estrada esta com a extensão de 27,7 km ligando Garuva a Itapoá. Estadualizou-se como  SC 415, pelo decreto nº  6.107 de 30  de novembro de 1990, gestão: Ademar/Mingo. Ficando sobre responsabilidade do 1º Distrito Rodoviário (DER).

Em  1963  começaram  estudos  para a  abertura de um novo acesso a Itapoá, pelo Engenheiro Dalei Buseti. Em 1965 abriram as  primeiras picadas. Em abril de  1969 João Cornelsen, Ademar Pereira (Cotia) (mestre de obras), Nelson Bergonse,  Mario Spyra  e outros, começaram a obra que finalizou em 17 de novembro de 1970 com a denominação de Estrada Cornelsen.

Em 1985 foram construídas as duas  pontes  de concreto. A primeira fazendo divisa com o Paraná, pelo Governador José Richa (do  Paraná) e a segunda pelo Governador do Estado de Santa Catarina, Esperidião Amim.

O sonho de todos era ver a Estrada Cornelsen asfaltada. Criou-se a  Lei nº 20/97 de 25 de  março de 1997 de taxa de pavimentação e fundo  pró-asfalto, que foi regulamentada pelo decreto nº 109/97 de 31 de outubro de 1997.

Em 11 de julho de 1997 realizou-se a Concorrência Pública para a pavimentação da Estrada Municipal Cornelsen (Estrada do Sol), com 9,8 km. Participaram desta concorrência 8 Empresas,  sendo a vencedora a ENGEPASA-Engenharia de Pavimento S/A. A obra teve início em 12 de dezembro de 1997

Itapoá é um Município jovem e tem sua Comarca instalada.